domingo, 19 de junho de 2011

Conhecimento Explícito da Língua


O papel do Conhecimento Explícito da Língua no Programa de Português:


Nos estudos preparatórios que conduziram à elaboração dos novos Programa de Português (DGIDC 2008), foi possível observar e quantificar alguns dados amplamente conhecidos:
i) Os nossos alunos, em final de ciclo, têm dúvidas e dificuldades na resolução de problemas e exercícios que envolvam conhecimento de gramática;
ii) Os nossos alunos, em final de ciclo, têm dúvidas e dificuldades em realizar tarefas que convoquem explicitação de conhecimento gramatical;
iii) Muitos docentes consideram que o trabalho sobre gramática é menos útil do que o trabalho sobre competências de leitura, escrita e produção e expressão oral.
(retirado da brochura)

Qual a diferença entre Conhecimento Explícito da Língua e Funcionamento da Língua?

Conhecimento Explícito da Língua – este conhecimento apenas faz sentido se houver a ideia de que existe conhecimento implícito sobre a língua. Um trabalho desta natureza pressupõe que os alunos são falantes competentes que mobilizam automaticamente as regras gramaticais necessárias para gerar e produzir enunciados na sua língua.
Enquanto falantes competentes, somos capazes de reconhecer como material linguístico, um conjunto de sons.

O CONHECIMENTO FONÉTICO que possuímos, dá-nos os instrumentos necessários para discriminarmos os sons que são linguisticamente relevantes, dos que não são.  
O CONHECIMENTO FONOLÓGICO permite-nos, recuperar sons e estabelecer relações entre os sons, intuitivamente.
O CONHECIMENTO MORFOLÓGICO permite que consigamos reconhecer o valor singular de uma palavra, pela ausência da marca de plural, ou que a frase é dirigida a apenas uma pessoa.
O CONHECIMENTO SINTÁCTICO permite-nos identificar dependências entre as palavras que compõem a frase.
O CONHECIMENTO LEXICAL permite-nos construir significados recorrendo ao que sabemos sobre cada palavra.
O CONHECIMENTO SEMÂNTICO manifesta-se quando analisamos a forma como as palavras se combinam.

Download da Brochura Conhecimento Explícito da Língua - Guião de Implementação do Programa de Português do Ensino Básico.

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