Para concluir, por agora, a realização deste portefólio reflexivo de aprendizagens gostaria de referir a relevância da elaboração do mesmo para o meu futuro profissional.
Cada vez mais a Língua Portuguesa é abordada nos primeiros anos de escolaridade, como uma área em que não se sente a necessidade de aprofundar, e justificam-se estas actividades, referindo que esta é uma área que nos acompanha ao longo de toda a escolaridade.
Todavia, é fundamental que as crianças possuam um bom desenvolvimento fonológico para a futura apropriação e aprendizagem da decifração.
No decorrer da unidade o curricular aqui abordada, fomos explorando actividades de leitura e escrita que poderão representar um grande suporte material para abordarmos com as nossas futuras crianças. Questões como a importância do ensino da leitura na compreensão de textos eram-me completamente desconhecidas.
Aquando da nossa intervenção pedagógica, onde senti maior dificuldade foi na exploração de textos, pois apesar de leccionarmos com o método das 28 palavras para o ensino da leitura e da escrita, grande parte das fichas de trabalho que explorávamos tinham já as perguntas de interpretação elaboradas. Com esta unidade curricular, consegui apropriar-me da importância de realizar questões de consciência literária, inferencial e crítica pois, na sua grande parte, abordamos sempre a consciência literária, esquecendo por completo a importância das restantes.
É extremamente importante que se altere esta dinâmica, implementando um ensino da Língua Portuguesa de uma forma, não tão tradicional, mas mais dinâmica e desafiadora.
É extremamente importante que se altere esta dinâmica, implementando um ensino da Língua Portuguesa de uma forma, não tão tradicional, mas mais dinâmica e desafiadora.
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