quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Ensino da Decifração

Entende-se por decifração o processo de identificação das palavras escritas, isto é, o processo de conversão das letras ou conjunto de letras (padrões visuais) em sons da língua (padrões fonológicos).
Antes do ensino da decifração deve-se estimular nas crianças o contacto físico com a escrita, provocar a descobertas dos princípios gráficos, desenvolver a consciência fonológica, promover o prazer da leitura pela voz dos outros e promover o desenvolvimento da linguagem oral.
Durante o ensino da decifração devem ser tidas em conta algumas estratégias de ensino tais como: o treino fonológico, o ensino explícito da correspondência som/letra, estratégias de automatização, estratégias de antecipação na leitura de palavras em contexto, a explicitação da relação entre consciência fonémica e a capacidade para ler palavras e o reconhecimento automático de padrões. 
Nunca devemos separar as actividades de decifração do verdadeiro sentido da leitura, compreender com gosto um texto.

Adaptado de Inês Sim-Sim
                                                                                   


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