quinta-feira, 19 de maio de 2011

Métodos de Ensino da Leitura

Aqui estão resumidos alguns dos mais conhecidos métodos para o ensino da leitura, são eles:

- Método das 28 Palavras
O método das 28 palavras baseia-se exactamente em 28 palavras que são dadas sequencialmente para o ensino da leitura. A partir das palavras iniciais, as crianças conseguem formar outras através da construção silábica. Este método apresenta as vantagens de ser apreendido a partir da observação e da linguagem; as palavras partem de coisas concretas; o interesse, a grande diversidade de exercícios e e as actividades; o desenvolvimento da observação e da investigação e, por fim, a descoberta de novas palavras.
As fases deste método passam por:
  1. Contar uma história;
  2. Apresentar um cartaz;
  3. Apresentar a palavra;
  4. Decompor a palavra em sílabas;
  5. Formar novas palavras;
  6. Apresentar as vogais;
  7. Formar frases;
  8. Articular as sílabas com as vogais;
  9. Compor novas palavras;
  10. Apresentar mais algumas palavras-tipo;
  11. Adquirir a noção de singular e de plural.
- Método Natural
Segundo Decroly, a criança para falar não parte da letra ou da sílaba, nem mesmo da palavra, mas parte sim, da expressão global. É capaz de aprender a palavra e a frase antes de distinguir os elementos constitutivos, desde que essa frase esteja inserida no contexto de vida da criança. A criança atinge o processo da leitura por ela própria, praticando e adquirindo por experiência pessoal, o mecanismo natural de ler, passando por 3 etapas:

1ª etapa: a criança familiariza-se com a figura gráfica das palavras conhecidas, encaixando-as nas frases que utiliza de maneira prática, no processo global;

2ª etapa: reconstitui activamente as palavras, partindo dos sinais fonéticos das mesmas e das expressões que cria com elas de acordo com o aperfeiçoamento da técnica interiorizada, evoluindo analiticamente do elemento para a síntese viva da palavra;

3ª etapa: a criança lê a palavra sem soletrar, mas através da identificação global do sentido.

- Método das palavras geradoras - Paulo Freire
O denominado método das palavras geradoras (17 palavras).
Com este método, a criança parte à descoberta das famílias fonéticas, partindo seguidamente para as vogais e terminando na articulação das sílabas para formar palavras. Terminando este processo de uma forma positiva, podemos então afirmar de que a criança se encontra alfabetizada.

Segue-se o exemplo da palavra tijolo:
1. Descoberta das famílias fonéticas - TIJOLO = TI-JO-LO --> TA TE TI TO TU; JA JE JI JO JU; LA LE LI LO LU.

2. Apresentam-se as vogais:
A E I O U.

3. Articular as sílabas para formar palavras:
Formar palavras com as sílabas da palavra dada.
- Métodos Sintéticos
Ou se parte da palavra para o todo - métodos sintéticos - ou parte-se do todo para as partes - métodos analíticos.
Os métodos sintéticos estabelecem uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito e através da aprendizagem letra a letra, ou sílaba a sílaba. Podem ser divididos em três tipos, o alfabético, o fónico e o silábico. No alfabético, a criança aprender as letras, depois forma as sílabas, juntando as consoantes com as vogais para depois formar as palavras que constroem o texto.
exemplo:

C + A = CA         e         S + A = SA
Logo, CA + SA = CASA

Fónico: a criança parte do som das letras, unindo o som da consoante ao som da vogal e pronunciando a sílaba formada.
Consiste na associação de fonemas e grafemas, ou seja, de sons e de letras. Apresentam-se os sons a partir de uma palavra significativa, vinculada à imagem e som, de uma personagem associada a um fonema, de uma onomatopeia ou de uma história para dar sentido à apresentação dos fonemas.

Silábico: aprende primeiro as sílabas para formar as palavras. A leitura é feita primeiramente através de uma leitura mecânica do texto, ou seja, através da decifração das palavras sendo posteriormente, a sua leitura com compreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário